21 de junho de 2017
“Todo aquele que se vangloriar será desprezado, mas o que se humilhar será exaltado!” (Lc 18.14)
O líder espiritual deve moldar-se nas mãos de Deus, atribuir todo sucesso a Ele e ser humilde para aprender até no dia de sua morte.
Na área da sexualidade, o líder atento previne-se: 1) designando duas pessoas a quem possa prestar contas e com liberdade para questionar sua pureza moral; 2) ouvindo os seus próprios conselhos; 3) pensando nas consequências de um eventual pecado; 4) dividindo suas preocupações com o cônjuge e evitando se expor a situações de risco; 5) orando e pedindo que orem por si.
O líder não se concentra no que o desanima, mas no que produz esperança, com visão positiva e otimista quanto ao futuro. Mede seu sucesso pela qualidade de vida com Deus e não pelo tamanho da conta bancária. Não aceita mudança de trabalho apenas para ganhar mais.
Busca companhia de pessoas sábias e dedica-se à leitura de conteúdos que enriqueçam seu pensamento e ampliem sua visão de mundo de forma que compreenda as circunstâncias e desperte novas perspectivas em sua equipe, tendo os princípios bíblicos como filtro do aprendizado.
O bom líder deve ouvir as críticas como oportunidade de crescimento. Se houver injustiça saberá seguir em frente, pois é melhor ser injustiçado por obedecer a Deus do que ser elogiado por desobedecê-lo.
O líder deve separar um tempo diário para Deus, sem interrupções e registrar sua peregrinação espiritual em um diário. Assim, perceberá a evolução de seu relacionamento com Deus. Deve exercer sua liderança em casa, onde vivem as pessoas mais importantes de sua vida, procurando desenvolver seus filhos como a próxima geração de líderes.
Precisa valorizar sua equipe de trabalho, motivando, capacitando e provendo recursos às pessoas, comunicando o status de cada etapa e identificando líderes potenciais. Resolve as questões importantes, sem adiar. Designa pessoas para supervisionar as operações diárias, mas continua no monitoramento de tudo.
Deve apoiar e orientar a nova geração de líderes sem ser muito crítico ou intromissivo, aceitando que tenham estilo próprio de liderança, encorajando-os às suas próprias conquistas.
O LÍDER ESPIRITUAL PROTEGE SUA INTEGRIDADE.
Motivos de oração: