Blog

Ecos do LIDERE – Precisa-se de Líderes Fiéis e Capazes

11 de julho de 2017

Do Boletim semanal da Líber – dia 02 de julho de 2017 –

Pelo Pastor Irland Pereira de Azevedo:


Precisa-se de Líderes fiéis e capazes

“Se suas ações inspiram outras pessoas a sonhar mais, a fazes mais e a se tornarem mais ou melhores, você é um líder.” John Quincy Adams

“Um líder é aquele(a) que conhece o caminho, percorre o caminho e mostra o caminho.” John C. Maxwell

Sabemos quão importante é uma boa liderança, seja na família, na empresa, na igreja ou no governo das nações. Todavia, faltam líderes.

É auspicioso que se realize nestes dias o Congresso LIDERE, nesta igreja, com a presença abençoadora de Richard Blackaby e Rick Fisher, além de outros expositores.

Pareceu-me oportuno reproduzir nesta página alguns pensamentos de Henry e Richard Blackaby, em sua obra A LIDERANÇA ESPIRITUAL, traduzida para o português pela LifeWayCLC, em 2011.

“Os líderes cristãos que conhecem a Deus e sabem como liderar de maneira cristã serão muito mais eficazes em seu mundo do que os líderes mais habilidosos e qualificados que lideram sem Deus.” pg.32.

Ao citarem George Barna e Robert Clinton, dizem eles: ” O líder cristão é alguem chamado por Deus para liderar: lidera por meio da semelhança com Cristo e demonstra competências funcionais que permitem a liderança eficaz” (Barna). “A tarefa central da liderança é guiar o povo de Deus aos propósitos de Deus” (R.Clinton). pg.34.

Sobre a tarefa do líder espiritual, dizem os Blackaby:

  1. A tarefa do líder espiritual é conduzir as pessoas do lugar em que se encontram àquele em que Deus quer que estejam.
  2. O líder espiritual depende do Espírito Santo.
  3. O líder espiritual presta contas a Deus, o que revela um senso aguçado de responsabilidade.
  4. O líder espiritual pode influencias todas as pessoas, não apenas o povo de Deus. A missão de Deus está na fábrica e também na igreja.
  5. O trabalho do Lider espiritual baseia-se nos planos de Deus. Jesus é o modelo por excelência de liderança espiritual. pg.38-41

Peter Senge, que eles citam, diz a propósito dos líderes mais notáveis que ele habia conhecido: “o que os distinguia era a clareza e persuasão de ideias, a profundidade de comprometimento e a disposição para aprender continuamente.” pg.52

Os autores mencionam o exemplo precioso de Abraão, como líder espiritual, e dizem que 1) Abraão construiu sua herança; 2) Abraão aprendeu errando; 3) Abraão estabeleceu pontos de referências espitiruais; 4) Abraão vivenciou a redenção de Deus; 5) Abraão aprendeu com a experiência e que não tinha permissão para tomar atalhos; 6) Abraão demonstrou sua fé; 7) Abraão obedeceu a Deus e tornou-se amigo de Deus. pg.67-74.

Já no último capítulo de seu livro, os Blackaby salientam as recompensas pessoais de uma genuína liderança espiritual: a integridade, a contribuição para vidas melhores e um mundo melhor, os relacionamentos e uma bendita influência. pg.325.

Que sejamos abençoados líderes espirituais para um mundo tão carente.

  • Pr. Irland Pereira de Azevedo

 

Comentários